A pandemia da obesidade
- Iara Sant' Ana
- 4 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de abr. de 2021
📍No dia mundial da obesidade, não podemos deixar passar em branco!
Costumo falar com meus pacientes que a obesidade não é uma questão estética, todos devemos nos amar como somos, disso não há dúvidas. Mas a obesidade é uma doença crônica e que traz consigo um leque de outras doenças, que juntas, são um combo perfeito para o aumento do risco cardiovascular, principal causa de óbito no nosso país. Então existe ato de amor maior por você e sua vida do que se cuidar? 💙
💙 A obesidade é uma doença crônica que está aumentando sua prevalência em adultos, adolescentes e crianças e agora é considerada uma epidemia global.
💙 A obesidade está associada a um aumento significativo na morbidade (incluindo diabetes mellitus, hipertensão, dislipidemia, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, apneia do sono e câncer) e mortalidade. Ao passo que a perda de peso, está associada a uma redução na morbidade associada à obesidade.
💙Sem o rastreamento, muitos pacientes de alto risco podem não receber aconselhamento sobre riscos à saúde, mudanças no estilo de vida, opções de tratamento para obesidade e redução dos fatores de risco.
💙Uma barreira frequentemente citada para o rastreamento é o risco potencial de estigma associado ao diagnóstico de obesidade. O uso de linguagem sensível em relação à obesidade e a educação sobre o número crescente de opções de tratamento pode melhorar o envolvimento do paciente em seus cuidados. Usar linguagem como “pessoa com obesidade” em vez de “pessoa obesa” também pode ajudar a reduzir o estigma e melhorar o envolvimento do paciente.
💙 Procure seu endocrinologista e tenha um ato de amor por você e por sua vida! 💙"
Referências:
1. Bray GA. The Battle of the Bulge: A History of Obesity Research, Dorrance, Pittsburgh 2007.
2. NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC). Trends in adult body-mass index in 200 countries from 1975 to 2014: a pooled analysis of 1698 population-based measurement studies with 19·2 million participants. Lancet 2016; 387:1377.
3. GBD 2015 Obesity Collaborators, Afshin A, Forouzanfar MH, et al. Health Effects of Overweight and Obesity in 195 Countries over 25 Years. N Engl J Med 2017; 377:13.
4. Flegal KM, Carroll MD, Ogden CL, Johnson CL. Prevalence and trends in obesity among US adults, 1999-2000. JAMA 2002; 288:1723.
Comments