Entrei na menopausa ... quais sintomas devo esperar?
- Iara Sant' Ana
- 25 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

A transição da menopausa, ou perimenopausa, começa em média quatro anos antes do período menstrual final e inclui uma série de mudanças fisiológicas que podem afetar a qualidade de vida da mulher. É caracterizada por ciclos menstruais irregulares e acentuadas flutuações hormonais, muitas vezes acompanhadas de ondas de calor, distúrbios do sono, sintomas de alteração de humor e secura vaginal. Além disso, começam a ocorrer mudanças no perfil de colesterol e aumento da perda óssea, ambas com implicações para a saúde a longo prazo. Então já podemos perceber que os sintomas da menopausa impactam na saúde da mulher a longo prazo, né?
O estigma associado a menopausa é tão grande, que pesquisas mostram que até 80% das mulheres desenvolvem ondas de calor (o sintoma mais comum da menopausa), mas apenas 20 a 30% procuram atendimento médico para tratamento.
Uma característica perturbadora das ondas de calor é que são mais comuns à noite do que durante o dia e estão associadas ao despertar do sono. No entanto, algumas mulheres experimentam distúrbios do sono, mesmo na ausência de ondas de calor, impactando sua qualidade de vida.
Referências:
Comments