Obesidade: entenda os efeitos positivos da perda de peso!
- Iara Sant' Ana
- 1 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Muitos pacientes procuram ajuda do Endocrinologista com o objetivo de perder "X" quilos. É importante termos metas e motivações para enfrentar um tratamento do qual faz parte a mudança do estilo de vida, mas uma coisa que não se fala muito e que talvez você não saiba é sabe o que? Mesmo uma perda de peso que talvez não seja aquela que você planejou, mas que configure pelo menos 10% de perda, já impacta de forma positiva sua vida e reduz risco de inúmeras complicações e doenças.
Indivíduos que associam restrição calórica e exercício com tratamento comportamental podem perder 5% a 10% de seu peso basal em um período de quatro a seis meses. Ainda que esse porcentual de perda ponderal esteja, muitas vezes, aquém do desejado pelo paciente, já é capaz de modificar favoravelmente diversas condições relacionadas à obesidade. A redução de peso melhora a tolerância a glicose e o perfil de colesterol, além de reduzir os níveis de pressão arterial e os sintomas associados a doenças degenerativas articulares, depressão e apnéia do sono. A perda de peso pode, também, melhorar os escores que avaliam a qualidade de vida.
Então não deixe para amanhã essa tomada de decisão, ok?!
Procure seu Endocrinologista e de um novo sentido a sua vida!
Referências:
Kelly Biancardini Gomes Barbato; Rita de Cássia Vieira Martins; Maria de Lourdes Guimarães Rodrigues; José Ueleres Braga; Emílio Antonio Francischetti; Virginia Genelhu. Effects of greater-than-5% weight reduction on hemodynamic, metabolic and neuroendocrine profiles of grade I obese subjects.