top of page

Será o Air Fryer mocinho ou vilão da história?

Tem muita gente aí achando a air fryer o mocinho da história da vida saudável. Você é essa pessoa? Então olha essa postagem inteirinha porque é de utilidade pública!

Obviamente comer batata frita em óleo todos os dias não é legal, mas batata “frita” na air fryer todos os dias também não é interessante.

⚠ Sabe porque? ⚠

A air fryer pode fazer transformações no alimento que acarretam no desenvolvimento de algumas doenças como diabetes. Isso ocorre graças a formação dos AGEs (produtos de glicação avançada).

Os efeitos patológicos dos AGEs estão relacionados à capacidade destes compostos de modificar as propriedades químicas e funcionais das mais diversas estruturas biológicas. Por meio da geração de radicais livres, da formação de ligações cruzadas com proteínas ou de interações com receptores celulares, os AGEs promovem, respectivamente, estresse oxidativo, alterações morfofuncionais e aumento da expressão de mediadores inflamatórios. A contribuição dos AGEs para o desenvolvimento e a progressão das complicações diabéticas encontra-se bem evidenciada na literatura.


A air fryer usa a circulação de ar quente em altas temperaturas - para cozinhar, dourar e deixar os alimentos crocantes. A cocção em temperaturas elevadas que gera a formação dos AGEs. Mas também não se engane, fritar e assar sob altas temperaturas também levam a formação desses compostos. Não é para "demonizar" a air fryer, com certeza ela vai ser melhor do que a imersão em óleo para fritar (até porque terá mais gordura por exemplo), mas também não é para acharem que é uma ferramenta super saudável e usar toda hora.

📍Então a recomendação é: quando tiver aquela vontade de comer uma batata frita é melhor fazer na air fryer do que mergulhar em óleo, mas é pra usar com moderação, e não todos os dias pra fazer absolutamente tudo como muita gente pensa.


Referências:


1. Barbosa, Júnia H. P., Oliveira, Suzana L., & Seara, Luci Tojal e. (2008). O papel dos produtos finais da glicação avançada (AGEs) no desencadeamento das complicações vasculares do diabetes. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, 52(6), 940-950. https://doi.org/10.1590/S0004-27302008000600005


2. Rev. Virtual Quim., 2018, 10 (2), 375-392. Data de publicação na Web: 2 de abril de 2018 http://rvq.sbq.org.br



Comments


APPOINTMENT

Marque a sua consulta hoje

Ligue para (21) 2530-4779

Celular/WhatsApp (21) 99140-7211

Ou agenda sua consulta por aqui:

Web Design by CC-Webdesign

  • LinkedIn
  • Instagram

©2021 by Endocrinologista Iara Sant' Ana.

unnamed.jpg
bottom of page